sexta-feira, 19 de junho de 2015

RETALHOS DIÁRIOS - RECORTES DE E-MAILS // ĈIUTAGAJ RETMESAĜOPECOJ (JUNIO DE 2015)


Tomara que seu palpite seja certeiro, Heitor!
A China sempre apoiou o Esperanto, ao ponto de ter havido uma época (não sei agora), em que quase todas as suas universidades ministravam curso nessa língua. Os amarelos, dominando o mundo mais e mais, pela via da indústria e comércio, poderão ser, ainda que de roldão, de trivela, o grande foguete da Língua Internacional rumo aos novos tempos terceiro-milenários.
Vamos aguardar com esperança transformada em ação e divulgação diária. Gostei muito das suas informaçãos.


Em 15 de junho de 2015 19:35, Heitor escreveu:
Boa noite.
Sou do Rio de Janeiro, não falo esperanto, mas estou na luta por sua difusão.
Vi seu artigo em Reformador de junho 2015. 

Eu achava que haveria dificuldades para a disseminação do Espiritismo, dado que floresceu no 'terceiro mundista' Brasil. Ledo engano. A Espiritualidade tem seus caminhos e estamos longe de saber. Veio a internet! Qual o limite agora? Alcançamos a todos no mundo em segundos!

Mas há um obstáculo imenso: a língua. E ficava eu ainda pensando nas dificuldades... O Esperanto! Não tem disseminação no mundo...

Mais um ledo engano, pelo menos é o que eu percebo, ao ver estampado na página principal de notícias da China o ESPERANTO como língua oficial de tradução da página, juntamente com inglês, espanhol... menos português. Mas como? O português é falado por mais de 200 milhões de pessoas!

O que lhe parece isso?
Um detalhe que me levou a ver a iminente propagação do Esperanto: a China vai se tornar a maior economia do mundo até 2020. Sua língua principal não tem difusão e é de difícil aprendizado. Como vão levar sua cultura ao mundo?

Acho que escolheram o ESPERANTO. Só um 'palpite' por enquanto.
Acompanhemos.
Sds,
Heitor Mendes
RJ-RJ
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E eis um discurso recente (da semana de 15 a 19.06.2015), no congresso nacional, sobre a posição da FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA quanto ao ensino religioso nas escolas:
https://youtu.be/lH3BhQTFHzU
Devia haver uma reforma, também, no ensino científico e no ensino filosófico, que são marcadamente ateístas, materialistas e positivistas dentro dos currículos escolares.
Tanto não deve haver ensino religioso, como não deve haver ensino irreligioso, materialista ou ateísta nas escolas. E verdades têm de ser ensinadas no campo do saber profundo: Deus, a alma e sua condição de imortal, a existência de dimensões existenciais  terrestres e extraterrestres, o fenômeno biológico da reencarnação... Tudo isso são realidades científicas, que precisam ser compreendidas e ensinadas numa linguagem científica, desde já, porque daqui a alguns anos deverão ser forçosamente aceitas, pela imposição das novas perspectivas fáticas.
Eis nosso artigo a respeito:
POR UMA REFORMA DE CONTEÚDO NA EDUCAÇÃO
http://jotakaeme.blogspot.com.br/2014/09/por-uma-reforma-de-conteudo-na-educacao.html

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