quinta-feira, 14 de agosto de 2025

CONCEITOS GRAMATICAIS DO ESPERANTO (COM EXEMPLOS PREDOMINANTEMENTE ACADÊMICOS)





Alfabeto e Pronúncia

O alfabeto do Esperanto é fonético, o que significa que cada letra tem um único som e cada som tem uma única letra. Ademais, toda palavra com mais de uma sílaba é paroxítona, ou seja, a sílaba tônica ou forte cai sempre na penúltima sílaba. Cada palavra tem tantas sílabas, quantas vogais possua. As vogais são: a, e, i, o, u. Duas semivogais, que não formam sílaba, são: j, ŭ, mas que estão sempre junto de uma vogal, antes, formando ditongo crescente, ou depois, formando ditongo decrescente.

Sobre a pronúncia das letras, acesse:

https://www.youtube.com/watch?v=ORFfZDbJw6s



  1. Substantivos (Terminação -o)

Todos os substantivos em Esperanto terminam com a vogal -o. Não existe gênero gramatical (masculino/feminino) para os substantivos.

Exemplo: La universo havas kompleksan strukturon. (O universo tem uma estrutura complexa.)

 

2. Plural (Terminação -j)

Para formar o plural de um substantivo (ou de um adjetivo e também de um pronome possessivo), adiciona-se a terminação -j. A pronúncia de terminações como "-oj" e "-aj" é como "ôi" e "ái".

Exemplo: Multaj sciencistoj testas kompleksajn hipotezojn. (Muitos cientistas testam hipóteses complexas.)

 

3. Caso Acusativo (Terminação -n)

O acusativo é usado para marcar o objeto direto da frase. Adiciona-se a terminação -n ao substantivo (e ao adjetivo que o acompanha) que sofre a ação do verbo. Isto permite uma grande flexibilidade na ordem das palavras.

Exemplo: La filozofo analizas la koncepton de libereco. (O filósofo analisa o conceito de liberdade.)

 

4. Adjetivos (Terminação -a)

Todos os adjetivos terminam com a vogal -a. Eles devem concordar com o substantivo que qualificam em número (plural -j) e caso (acusativo -n).

Exemplo: Li prezentis logikajn kaj validajn argumentojn. (Ele apresentou argumentos lógicos e válidos.)

 

5. Advérbios (Terminação -e)

Os advérbios derivados terminam com a vogal -e e são invariáveis (não recebem -j ou -n). Existem também advérbios primários que não terminam em -e (ex: nun, morgaŭ).

Exemplo: La hipotezo estis science pruvita. (A hipótese foi cientificamente comprovada.)

 

6. Verbos (Invariáveis por Pessoa)

Os verbos em Esperanto não mudam de forma de acordo com a pessoa (eu, tu, ele, etc.). A terminação indica apenas o tempo ou o modo verbal.

Infinitivo (-i): A forma base do verbo.

Exemplo: La sciencisto celas malkovri la naturajn leĝojn. (O cientista visa descobrir as leis naturais.)

 

Tempo Presente (-as): Ações que acontecem agora.

Exemplo: La tradicia Fiziko priskribas la materian mondon. (A física tradicional descreve o mundo material.)

 

Tempo Passado (-is): Ações que já aconteceram.

Exemplo: Aristotelo fondis la peripatetisman skolon. (Aristóteles fundou a escola peripatética.)

 

Tempo Futuro (-os): Ações que irão acontecer.

Exemplo: Tiu eksperimento pruvos la teorion. (Esse experimento provará a teoria.)

 

Modo Condicional (-us): Expressa uma ação hipotética ou um desejo.

Exemplo: Se la premiso estus vera, la konkludo logike sekvus. (Se a premissa fosse verdadeira, a conclusão seguiria logicamente.)

 

Modo Imperativo/Volitivo (-u): Expressa uma ordem, um pedido ou uma vontade.

Exemplo: Ni analizu la datenojn neantaŭjuĝe. (Analisemos os dados sem preconceitos.)

 

7. Pronomes Pessoais

São palavras que substituem os substantivos, como "eu", "você", "eles". Eis os principais: mi (eu), vi (tu/você/vós/vocês), li (ele), ŝi (ela), ĝi (ele/ela - para coisas/animais), ni (nós), ili (eles/elas), e também si (pronome reflexivo da 3ª pessoa) e oni (pronome impessoal, "a gente", "diz-se").

Exemplo: La profesoro klarigis la teorion al ŝi, kaj ŝi tuj komprenis ĝin. (O professor explicou a teoria para ela, e ela a compreendeu imediatamente.)

 

8. Adjetivos Possessivos (Pronome + -a)

Para formar um possessivo (meu, teu, seu), adiciona-se a terminação de adjetivo -a ao pronome pessoal correspondente. Eles também concordam em número e caso com o substantivo.

Exemplo: Nia esploro konfirmas ilian hipotezon. (A nossa pesquisa confirma a hipótese deles.)

 

9. Correlativos (Tabela de Palavras)

Um sistema de 45 palavras formadas pela combinação de 5 prefixos (que indicam a "pergunta") e 9 sufixos (que indicam o "tipo de coisa").

Prefixos: ki- (interrogativo/relativo), ti- (demonstrativo), i- (indefinido), ĉi- (coletivo/totalidade), neni- (negativo).

Sufixos: -o (coisa), -u (pessoa), -a (qualidade), -es (posse), -e (lugar), -am (tempo), -al (motivo), -el (modo/maneira), -om (quantidade).

Exemplo (ki- / interrogativo): Kial tiu fenomeno okazas? (Por que esse fenômeno ocorre?)

Exemplo (ti- / demonstrativo): Tiu konkludo ne sekvas el la premisoj. (Essa conclusão não decorre das premissas.)

Exemplo (ĉi- / coletivo): Ĉiuj sciencaj teorioj devas esti falsigeblaj. (Todas as teorias científicas devem ser falseáveis.)

Exemplo (neni- / negativo): Sen pruvoj, ni scias nenion kun certeco. (Sem provas, não sabemos nada com certeza.)

 

10. Preposições e Direção

As preposições (en, sur, sub, al, ktp.) geralmente exigem que o substantivo seguinte esteja no caso nominativo (sem -n). No entanto, quando a preposição indica movimento ou direção para um lugar, o substantivo de destino ou o lugar recebe a terminação de acusativo -n.

Exemplo (localização, sem -n): La datenoj estas en la komputilo. (Os dados estão no computador.)

Exemplo (direção, com -n): La sciencisto metas la muestron sub la mikroskopon. (O cientista coloca a amostra sob o microscópio.)

 

11. Afixos (Prefixos e Sufixos)

O Esperanto utiliza um sistema rico de afixos para criar novas palavras a partir de raízes existentes, tornando o vocabulário muito expansível a partir de derivações afixais. Eis alguns:

mal- (prefixo, indica o oposto): La kvantuma meĥaniko pritraktas la fundamentan malcertecon de la naturo. (A mecânica quântica trata da incerteza fundamental da natureza.)

ge- (prefixo, ambos os sexos juntos): Tiuj gesciencistoj kune publikigis la artikolon. (Aqueles cientistas [de ambos os sexos] publicaram o artigo em conjunto.)

-in- (sufixo, feminino): La sciencistino prezentis sian esploron en la konferenco. (A cientista apresentou a sua pesquisa na conferência.)

-id- (sufixo, cria/descendente): La biologo studas la konduton de la primatido. (O biólogo estuda o comportamento do filhote de primata.)

-ej- (sufixo, lugar onde algo ocorre): Tiu fizikisto pasigas multan tempon en la laboratorio. (Aquele físico passa muito tempo no laboratório.)

-il- (sufixo, ferramenta/instrumento): Preciza mezurilo estas esenca por la eksperimento. (Um instrumento de medição preciso é essencial para o experimento.)

-ar- (sufixo, coletivo/conjunto): La filozofio estas pensaro, kiu esploras fundamentajn demandojn. (A filosofia é um conjunto de pensamentos que explora questões fundamentais.)

-ec- (sufixo, qualidade abstrata): Scienca objektiveco estas idealo, ne ĉiam atingebla realaĵo. (A objetividade científica é um ideal, não uma realidade sempre alcançável.)

-aĵ- (sufixo, coisa concreta/produto): La menso prilaboras kaj sensaĵojn kaj abstraktaĵojn. (A mente processa tanto sensações quanto abstrações.)

-an- (sufixo, membro de um grupo): Li estas konata ano de la stoikisma skolo. (Ele é um membro conhecido da escola estoica.)

-uj- (sufixo, contentor/recipiente): La pastro ĝojiĝis, kiam li ricevis la novan oferujon el Italujo. (O padre alegrou-se quando recebeu a nova caixa para ofertas da Itália.)

re- (prefixo, de novo/retorno): Post la neatenditaj rezultoj, ni devas repensi nian hipotezon, aŭ reiri al la komenco de la esploro. (Após os resultados inesperados, nós devemos repensar a nossa hipótese, ou voltar ao começo da pesquisa.)

-estr- (sufixo, chefe/líder): La institutestro aprobis la novan esplorprojekton. (O diretor do instituto aprovou o novo projeto de pesquisa.)

-et- (sufixo, diminutivo): Tiu libro estas nur libreto pri vasta temo. (Esse livro é apenas um livreto sobre um vasto tema.)

-eg- (sufixo, aumentativo): Ignori la kontraŭargumenton estus logike erarege. (Ignorar o contra-argumento seria um erro lógico crasso.)

 

12. Particípios (Ativos e Passivos)

São formas verbais que podem funcionar como adjetivos, advérbios ou substantivos. Existem seis:

Particípio Ativo Presente (-ant-): quem está a fazer a ação.

Exemplo: La ekzistanta paradigmo influas la interpretadon de datenoj. (O paradigma existente influencia a interpretação dos dados.)

 

Particípio Ativo Passado (-int-): quem fez a ação.

Exemplo: La malkovrinta sciencisto ricevis la Nobel-premion. (O cientista que descobriu recebeu o Prêmio Nobel.)

 

Particípio Ativo Futuro (-ont-): quem fará a ação.

Exemplo: La aperonta artikolo klarigos la metodikon. (O artigo a ser publicado explicará a metodologia.)

 

Particípio Passivo Presente (-at-): que está a ser alvo da ação.

Exemplo: La studata fenomeno montras nekutiman konduton. (O fenômeno em estudo apresenta um comportamento incomum.)

 

Particípio Passivo Passado (-it-): que foi alvo da ação.

Exemplo: La publikigitaj datenoj estas nun publike alireblaj. (Os dados publicados estão agora publicamente acessíveis.)

 

Particípio Passivo Futuro (-ot-): que será alvo da ação.

Exemplo: La solvota problemo postulas novan analizon. (O problema a ser resolvido exige uma nova análise.)



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